RECEITA FEDERAL – NOVA IN RFB Nº 2.267/2025 QUE TRAZ ALTERAÇÕES NA DCTFWEB
A Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2.267, de 27 de maio de 2025, alterando disposições da IN RFB nº 2.237/2024, que regula a entrega da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb).
As mudanças visam adequar a obrigatoriedade da declaração a novos perfis de contribuintes e definir regras transitórias para empresas que optaram por parcelar tributos no final de 2024.
Principais mudanças na DCTFWeb:
1. Ampliação da obrigatoriedade
A partir de agora, estão obrigados a apresentar a DCTFWeb:
Todas as pessoas físicas ou jurídicas que realizam o recolhimento dos tributos declarados, mesmo quando atuam apenas como responsáveis tributários — e não apenas os contribuintes diretos.
Essa mudança amplia o alcance da obrigação acessória, exigindo atenção de empresas e administradores que atuem como responsáveis legais por tributos federais.
2. Regra transitória para quotas do IRPJ e da CSLL (4º trimestre de 2024)
Empresas que parcelaram o pagamento do IRPJ e da CSLL relativos ao 4º trimestre de 2024 deverão, excepcionalmente, utilizar o antigo sistema DCTF-PGD, previsto na revogada IN RFB nº 2.005/2021, exclusivamente para essa finalidade.
Onde declarar:
Na aba “Trimestre Anterior” do programa DCTF-PGD, preferencialmente na declaração referente a março de 2025.
Exceção
Se houver evento especial (como fusão, cisão, incorporação) em janeiro ou fevereiro de 2025, a declaração deverá ser feita no mês de ocorrência do primeiro evento.
Prazo de entrega:
Até o último dia útil de julho de 2025.
Fonte: Diário Oficial da União
BLOGS RELACIONADOS
RECEITA FEDERAL – MIT E A A...
As empresas que ...
RECEITA FEDERAL - RFB CRIA ...
A Receita Federal do Bras...
NENHUM COMENTÁRIO